Fred Oliveira

27 de Fevereiro, 2018

Trabalhando com Plugins no Cordova CLI


ADS

O primeiro artigo da nossa série foi o Construct 2 - Trabalhando com Cordova CLI, onde abordamos desde a preparação do ambiente, até configurações de exportação do Construct 2, depois abordei em artigos separados Gerando APK pelo Corodova CLI, também a Gerando o projeto Xcode no Mac usando Cordova CLI, que é para criar seu projeto para IOS.
Agora chegou a hora de abordar com detalhes os plugins, que por ser uma plataforma híbrida, costumam funcionar corretamente.

Um dos grandes problemas quando trabalhamos com Cordova CLI, são os plugins, pois depende da versão do Cordova instalada no projeto, depende também da versão que o plugin foi feito desenvolvido, por fim vou dar uma luz neste grande campo nebuloso de acordo com minhas experiência e também minhas frustrações.



Ultimate ADS

Vamos começar com o Ultimate ADS, tentei de diversas formas utilizar o plugin nativo do C2, do cocoon, o problema é que sempre ocorre erros no momento que está baixando o plugin no github, mesmo utilizando a biblioteca do cranberrygame, que sempre utilizava no Intel XDK, sendo assim irei utilizar o plugin pago Ultimate ADS, que utiliza uma biblioteca diferente, também foi o único que consegui fazer funcionar no IOS.

Primeiro vamos desinstalar a plataforma atual, que neste momento é a Cordova 7.0, irei adicionar a plataforma 6.4.0, pois além do plugin, vou instalar a Google Play no projeto, pois vou abordar Google Play Services

cordova platform remove android

O comando para desinstalar a plataforma, aguarde o Node terminar de remover e depois adicione a plataforma na versão acima.

cordova platform add android@6.4.0

Aguarde terminar de instalar.
Agora vamos adicionar no Construct 2 o plugin Ultimate ADS

appodelOpcoes.jpg

O funcionamento dele é bem similar ao plugin nativo da engine.
Este plugin também funciona no Cordova 7.0.


Para o nosso teste, coloque Test Mode para Disabled, por enquanto só precisa fazer esta alteração, não precisa nem colocar seus códigos do admob, exporte novamente seu projeto, pegue apenas os arquivos da pasta www, substitua os arquivos do seu projeto que está trabalhando com Cordova, após gerar o seu projeto, basicamente só isso que vai precisar fazer para atualizar seu projeto, por isso que gosto tanto do Cordova CLI.

Note que no config.xml tem agora um novo plugin cocoon-plugin-ads-android-admob, é exatamente o caminho do plugin que vamos adicionar manualmente para que fique instalado no projeto.

cordova plugin add cocoon-plugin-ads-android-admob

Aguarde a instalação do plugin que tem algumas dependências "plugins adicionais", com o processo concluído, agora podemos gerar uma nova build.

cordova build

Com o processo concluído, teste.
Perceba que é bem simples de trabalhar com Cordova CLI, claro que existem problemas como incompatibilidade de plugins, até mesmo da plataforma, por isso serviços online como Cocoon e Phonegap tem diversos problemas, eles provavelmente trabalham com versões espefícicas da plataforma. Depois que aprendi a trabalhar com Cordova CLI, não gosto nem de olhar para os serviços online, por diversas vezes fiquei preso em problemas onde as mensagens de erros pareciam hieróglifos.

Falando em desempenho, eu considero bem satisfatório, além do tempo que ganho para gerar cada build, o que antes eram minutos, agora espero apenas alguns segundos. As mensagens de erros são bem informativas, por estarmos trabalhando diretamente na plataforma.

Estou usando o emulador de Android Nox, considerado por muitos como o melhor emulador para PC. Clique aqui para ver a imagem do admob funcionando.

Existem outros plugins de ADS, como Appodeal, que de certa forma é bem eficaz, porém vai perder suporte para Construct 2 em março de 2018, não vou abordar ele.

Futuramente abordarei outros plugins e vou atualizar este documento.


TAGS: Construct 2 - Cordova CLI


Voltar