Fred Oliveira

06 de Fevereiro, 2018

Gerando o projeto Xcode no Mac usando Cordova CLI

Cordova CLI para IOS

Estou partindo do ponto onde seu ambiente esteja todo configurado, Xcode instalado, Node, Cordova, já ter a conta de desenvolvedor da Apple e também o jogo já exportado pelo Construct 2, caso não tenha feito, verifique na primeira parte que escrevi.

Vamos abordar até a criação do projeto Xcode, assim eliminando a necessidade de algum serviço como Cocoon ou Phonegap Build, que também comentamos no artigo anterior.

Agora preciso enviar os arquivos exportados do Construct 2 para o meu Mac, eu costumo utilizar o Google Drive via navegador, pois posso apenas arrastar e soltar o arquivo no navegador, que o upload é feito automaticamente, depois eu só preciso logar minha conta no MAC e baixar o arquivo.
Envie o arquivo no formado .ZIP, pois o próprio OSX vai descompactar o arquivo, criando uma pasta com o mesmo nome.

Com o arquivos do projeto no MAC, precisamos entender alguns comandos do terminal, veja neste link os principais comandos, porém vamos utilizar apenas alguns.

ls mostra a lista de todos os seus arquivos e pastas
cd permite que você vá de um diretório para outro (ex: cd/user/seunome para ir para o seu diretório)
clear limpa a tela, restando apenas a primeira linha
O comando cd .. é usado para ir ao diretório anterior ou sair do diretório atual

Preparando o projeto

Esta imagem é do diretório exportado pelo Construct 2, como podem ver tem apenas os arquivos do projeto e os arquivos de configuração.

Com o terminal aberto, eu usei o comando ls, mostrando os mesmos arquivos pelo terminal.

Agora podemos preparar a plataforma IOS, com o comando

cordova platform add ios
Caso queira inserir alguma versão específica do Cordova IOS, é necessário espeficicar a versão. Vale lembrar que a versão atual é 4.5.4, o comando ficaria.
cordova platform add ios@4.5.4

O Cordova vai analisar os arquivos de configuração e instalar os plugins descritos.

Eu coloquei uma seta para mostrar o comando digitado, deixei mostrando todos os outros até o final da instalação da plataforma IOS e os plugins.
Pode usar agora o comando clear para limpar a tela.


Estrutura do projeto após adicionar a plataforma

O proximo comando é para finalmente gerar o projeto Xcode.
cordova build --release
Se já adicionou a plataforma Android no seu projeto, quando for gerar projeto do Xcode, especifique a plataforma no comando, senão será gerado um apk somente depois o projeto Xcode
cordova build --release ios

Aguarde até concluir o processo de gerar o projeto de Xcode, aparecendo a mensagem de ** BUILD SUCCEEDED **

Pronto, agora você já tem seu projeto Xcode gerado. Abra o Xcode e navege até encontrar o diretório do arquivo de configuração necessário, veja na imagem abaixo.

Aguarde o Xcode terminar de analisar os arquivos.

Concluímos todo o processo desde a geração do projeto no Construct 2, até a geração do projeto Xcode, o restante do processo para enviar para a loja da Apple não vou abordar.

Caso queira usar ads no projero, veja os passoa abaixo, que é abordado a instalação do plugin.

Para ADS estou utilizando o plugin Ultimate ADS, que já está inserido no projeto.

É necessário inserir manualmente o plugin na plataforma, use o comando abaixo.
Cordova plugin add cocoon-plugin-ads-ios-admob


Com o plugin instado, gere novamente o projeto Xcode.

Clique ADS para exibir detalhes de como configurar e usar


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