Super Mario Bros 3


No final de 2015 e no início de 2016, quando estava aprendendo sobre o mundo da programação e desenvolvimento de jogos, resolvi estudar mecânicas de jogos de plataforma com o que é considerado por muitos como um dos melhores de todos os tempos na categoria, "me incluo neste grupo", utilizando a engine Construct 2, que é desenvida pela Scirra. Ferramenta ideal para quem tem nenhuma ou pouca experiência com programação.

Implementei diversas mecânicas, como seleção de fases igual ao do jogo, transformações, cenários com temáticas diferentes, armadilhas, inimigos diversos, finalizando com um boss. O projeto estava tão bom para trabalhar, que começou a ficar muito grande, criei um modo de jogo que é literalmente um bomberman dentro do jogo do Mario, comecei adaptar a jogabilidade para cooperativo, adicionei novas transformações, chegando a um ponto que resolvi parar o desenvolvimento, pois o tempo investido e o conhecimento adquirido já supriram a necessidade inicialmente planejada.

Obs.Atualmente no site oficial da Scirra Arcade, o jogo consta com mais de 31.000 vezes jogado, com classificação de 4 estrelas.

Agora em 2018, resolvi fazer mais algumas atualizações, além de disponibilizar o ranking para o jogo, utilizando a API da Scirra, desta forma toda vez que dar Game Over ou conseguir vencer o Boss, é enviado a sua pontuação para o site da Scirra.
Para que esta mecânica fique interessante, precisei corrigir diversos pequenos problemas no jogo, como animações tremendo, colisores irregulares, AI de alguns inimigos, física do Mario, física dos blocos, comportamento de itens antes de acionar o upgrade, foi muito bom revisitar o projeto, notar o quanto evouí da época que foi produzido até a presente data.

Como não poderia ser diferente, existem algumas surpresas escondidas no jogo, é uma forma de agradecer as pessoas que deram uma grande força, também estarei disponibilizando o CAPX do jogo, que também estará disponível no site da Scirra.

Link to Kongregate

Jogue na Scirra Arcade

Play now »

Programação: Fred Oliveira - Produzido em: 2015/2016